Martinari

Busca avançada

Detalhes do Produto

MANUAL DO MEDICO DE FAMILIA SANTA MARCELINA

MANUAL DO MEDICO DE FAMILIA SANTA MARCELINA

MARTIM ELVIRO DE MEDEIROS

Prazos de postagem
Descrição
Editora : MARTINARI COMERCIAL LTDA - ME
Especialidade :
ISBN : 8581160654
ISBN13 :9788581160658
Páginas : 683
Edição : 1º
Ano : 2016
Encadernação : BROCHURA
Sinopses
15 abril de 1996 – momento muito importante da cidade de São Paulo e da Instituição Santa Marcelina quando as primeiras 27 equipes de saúde da família de São Paulo iniciaram as suas atividades no projeto em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado chamado QUALIS – Qualidade Integral em Saúde. São Paulo, cidade dos maiores es-pecialistas do Brasil e das melhores universidades viu nascer as primeiras equipes de saúde da família numa grande metrópole. Graças ao idealismo de vários pioneiros da saúde, por acreditar na força do sistema único de saúde e com a vontade de revolucionar a atenção básica, umas centenas de pessoas foram dia após dia conquistando espaço e demonstrando que é possível fazer uma atenção primária qualificada. Depois de muitos anos, finalmente chegou na academia.
Abril de 2016 – 20 anos depois desse momento profético – no quarto ano da sua existência, o jovem curso de medicina da FASM – Faculdade Santa Marcelina – que ainda não completou o seu primeiro ciclo de vida, vê nascer o seu primeiro livro, de uma série que se deseja numerosa, fruto do esforço de um grupo que abraçou a missão dessa instituição: formar médicos na ótica da atenção primária, necessidade premente do momento, para que eles possam contribuir com a situação atual do país indo contra corrente de tantas faculdades que formam ultra especialistas para uma medicina complexa, cara e desumanizada.
Não poderia me furtar a utilizar uma frase muito especial de um grande médico canadense, IanMcWhinney, “pai da medicina de família” e autor do livro “Manual da Medicina de Família e Comunidade”, em que se baseiam todos os fundamentos da medicina de família e de comunidade do Brasil: ele prezava a todo momento “a importância de ser diferente”.
Diferente na argumentação, diferente no jeito de atender, diferente na relação, diferente no trabalho multiprofissional, diferente no local de trabalho por ser tão próximo também ao lugar onde as pessoas vivem. Condições estas que o fazem amigo, advogado, defensor, confidente, parente, e, portanto, um médico com grandes desafios a enfrentar, pois além de permanecer atualizado em vários domínios visto que a população alvo da especialidade é a familia em toda a sua complexidade da sociedade de hoje, o médico de família e de comunidade precisa estar perto e entender o território onde ele atende adequando os seus saberes à situação socioeconômica na qual vivem as famílias por ele acompanhadas.
Tudo isto nos impeliu a compor um manual nosso, que pudesse apresentar as patologias com as quais o médico de família e de comunidade mais frequentemente se depara a oferecer a todo o complexo Santa Marcelina princípios norteadores, a partir das últimas evidências publicadas e dos últimos consensos das secretarias de saúde e do mundo médico, para orientar condutas de professores, alunos e equipes do nosso território no seu dia-a-dia, com a certeza também de subsidiar a tantos outros em situações análogas.
Foi necessário a determinação, coragem e dedicação, durante os últimos dois anos, do nosso querido Prof. Martim Elviro de Medeiros Junior, que tem uma longa caminhada na APS Santa Marcelina e que tem contribuído pela consolidação da especialidade na instituição. Qualquer um que se aproxima dele sente a seu amor pela especialidade e não tenho palavras para agradecer a Deus por ter mandado para o Santa Marcelina uma pessoa tão imbuída dessa paixão educativa pela qual durante anos ajudou a formar médicos da rede e agora dedica uma grande parte das suas jornadas na formação dos nossos alunos. Ele conseguiu a enorme proeza de envolver mais de 120 pessoas entre alunos, professores da própria disciplina e especialistas para composição desse manual que com certeza abrirá a porta a muitos outros.
Boa leitura a todos!

Irmã Monique Marie Marthe Bourget